Puggina.org by Percival PugginaConservadores e Liberais

Artigos do Puggina

Voltar para listagem

COMUNISMO, O FILHO DA INVEJA

por Percival Puggina. Artigo publicado em

 Na encíclica Rerum Novarum, publicada em 1891, época em que o comunismo era apenas uma tese ainda distante um quarto de século de sua primeira experiência na Revolução Russa (1917), o Papa Leão XIII, referindo-se a esse modelo, escreveu: “Além da injustiça do seu sistema, vêem-se bem todas as suas funestas conseqüências, a perturbação em todas as classes da sociedade, uma odiosa e insuportável servidão para todos os cidadãos, porta aberta a todas as invejas, a todos os descontentamentos, a todas as discórdias; o talento e a habilidade privados dos seus estímulos, e, como conseqüência necessária, as riquezas estancadas na sua fonte; enfim, em lugar dessa igualdade tão sonhada, a igualdade na nudez, na indigência e na miséria”. Foi profeta. A história veio lhe dar inteira razão.

 No entanto, se as previsões do sábio pontífice foram confirmadas e pouca gente esclarecida rejeita suas afirmações sobre a ineficácia do sistema comunista, tem passado meio despercebida a relação cuja existência ele identificou entre o comunismo e a inveja.

A inveja nasce da comparação e se afirma como um sentimento duplamente negativo: a alegria pelo mal alheio e a tristeza pelo bem alheio. Os moralistas (entendidos aqui como estudiosos das questões relativas à moral) afirmam que o invejoso é a principal vítima desse sentimento. De fato, a inveja mata. Ela é um canhão que dispara para frente e para trás. No entanto, quando força motriz de um modelo político, ela se torna genocida e pode se voltar para a extinção de uma raça, de uma classe social ou de uma nação inteira. Como só gera miséria, o comunismo é movido a inveja.

É a inveja que tem sido vista, por exemplo, nas ruas de Paris. Nas ações da Jihad islâmica. Foi a inveja que explodiu as Torres Gêmeas. É a inveja que não consegue esconder a alegria perante tais fatos. Foi a inveja que deu causa ao holocausto. É a inveja que faz com que todo esquerdista nutra ódio mortal pelos Estados Unidos. Eles não podem conviver com tamanha evidência dos equívocos em que se afundaram. O ódio que têm não guarda relação com humanismo e anseios de paz. Estiveram calados durante a Primavera de Praga, durante a invasão comunista do Tibet e assistiram desolados a queda do Muro de Berlim, apoiam a ditadura dos Castro, apoiaram Chávez e agora apoiam Maduro.

Uma emissora de TV exibiu, há aguns anos, reportagem feita com jovens da periferia de Paris protagonistas de arruaças. Um deles levou a repórter para ver onde vivia. Era um edifício popular, muito melhor do que as moradias de qualquer favela brasileira. Sem muito que dizer, a moça disparou: “Já se nota o contraste entre isto aqui e os palácios de Paris”. Acho que ela queria levar a rapaziada para Versailles. Enquanto isso, seu revolucionário guia apontava as más condições do prédio: paredes tomadas por pixações, a sinalizarem o caráter pouco civilizado dos moradores, e um balde, no meio da sala, marcando a existência de uma goteira, como se fosse dever do governo francês subir no telhado para reparar tão complexo problema. No fundo, é tudo inveja e a América Latina está sendo vítima de governos comunistas que chegam ao poder porque sabem, muito bem, promover esse terrível sentimento.

______________
* Percival Puggina (70), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de Zero Hora e de dezenas de jornais e sites no país, autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia e Pombas e Gaviões, integrante do grupo Pensar+.
 

Compartilhar

Comentários

regina torlay .

Eu adoro o sr.sabia?

Odilon Rocha .

Prezado Professor Puggina Creio que devido a problemas técnicos minha resposta não foi enviada. Sem sem muitas delongas, disse, resumidamente, que haja criatividade - diabólica! - para sistematizar, escrever, organizar e divulgar por sistemas, planejamentos e ações a inveja. Cadernos do Cárcere (por sinal um saco a leitura), Manual de Guerrilha do Marighela são exemplos disso. Quanto papel posto fora!

bereta .

A CABALA DA INVEJA, para os interessados, é uma obra de extraordinário valor. Não nos esqueçamos que a bíblia cita como primeiro invejoso o anjo Lúcifer. Figuradamente ou não, explica a queda. Caim, no quadro, deu sequência à miséria moral da qual não nos livramos até hoje.

Zaqueu .

De quando em quando surgem homens especiais, de visão que, mesmo sem intenção de fazê-lo, deixam verdadeiras pérolas proféticas. É o caso do Papa Leão XIII e também na nossa história recente o General Ernesto Geisel, ao afirmar: “Se é vontade do povo brasileiro eu promoverei a Abertura Política no Brasil. Mas chegará um tempo que o povo sentirá saudade da Ditadura Militar. Pois muito desses que lideram o fim da ditadura não estão visando o bem do povo, mas sim seus próprios interesses”. Diante dessa última visão profética, podemos formular uma outra, nada animadora, de que o Brasil caminha, a passos céleres, para o socialismo, perdendo a liberdade e a democracia ficando entregue à oligarquia bolivariana por décadas, perpetuando-se no poder, a menos que a voz das ruas fale mais alto e exorcise o país de tal perigo.

Gustavo Pereira dos Santos .

Comunistas devem ser desmascarados. Adoro sacanear o Moisés Mendes de ZH. Não adianta muito, ele sabe que é vigarista e ZH nunca publicou um comentário enviado por mim. Abraços, Gsutavo. UM ISRAELENSE DE FÉRIAS Um israelense está passando suas férias no RS, e resolve visitar um zoológico. Durante o seu passeio, de repente, ele vê uma menininha se aproximando demasiadamente da jaula do leão. O leão, rapidamente, a ataca e, agarrando-a pela manga do casaco, tenta puxá-la para dentro da jaula para matá-la, sob os olhares de seus pais que, paralisados de terror, ficam gritando. O Israelense corre rapidamente para a jaula e, por entre as suas barras, acerta em cheio um potente soco, direto no nariz do leão. Gemendo de dor, o leão dá um pulo para trás, soltando a menininha e o israelense, com cuidado, a pega e a entrega aos seus apavorados pais, que, muito emocionados, ficam lhe agradecendo por muito tempo. Um repórter, que assistiu a todo o desenrolar da cena, diz ao israelense: -- "Senhor, esta foi a atitude mais nobre e corajosa que eu já vi um homem tomar , em toda a minha vida". O Israelense responde: -- "Não foi nada de mais, realmente. O leão já estava preso, atrás das grades, e eu apenas vi esta menininha em perigo e fiz o que achei que era a coisa mais acertada a ser feita". O repórter diz: -- "Bem, eu lhe garanto que este ato de heroísmo não irá passar em branco. Me chamo MM, sou jornalista de ZH, e o jornal de amanhã trará esta história, estampada na primeira página." E o repórter pergunta ao homem: -- "Apenas para complementar a notícia, qual é a sua profissão, e qual é o seu posicionamento político ?" O Israelense responde: -- "Eu estou atualmente servindo no exército de Israel e, nas eleições em meu país, eu tenho votado no Likud, partido de direita" O Camarada MM então vai embora. Na manhã seguinte, o israelense compra o jornal, curioso para ler como saiu a notícia sobre o salvamento da menininha das garras do leão; e, para sua grande surpresa, lê na primeira página: "Israelense radical de extrema-direita ataca afrodescendente incorporado à nova classe média petista e rouba o seu almoço."

ALBÉRICO PIRES FERREIRA .

Concordo em gênero, número e grau digníssimo!! Graças a Deus que muitos ainda tem o discernimento intelectual para distinguir o "joio" do "trigo" .... Como pretender ousar "apoiar" um regime histórico que exaustivamente se mostrou falido?? Como achar que ERRARAM os Alemães -Orientais, os Poloneses, os Russos, os Eslovacos,os Húngaros, Lituanos, Albaneses, Romenos, Ucranianos, os Búlgaros, etc,etc etc, após enfadonha experiência desastrada pela equivocada opção político-econômica do regime Marxista ??? Até a China "comunista" vem optando pelo regime "capitalista" de livre-mercado , modificando-se gradualmente sua visão de regime"Comunista"... Não, não... só quem defense ainda de sã consciência perverso regime é mesmo parte de uma "elite" pseudo-esclarecida, os "Marxistas-Caviar" !!!
1/1
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Artigos do Puggina