Puggina.org by Percival PugginaConservadores e Liberais

CHAMAM ISSO DE NEGOCIAR

por Percival Puggina. Artigo publicado em

 

Leio no Diário do Poder

Os deputados federais deram um grande passo para aprovar a reforma da Previdência antes do recesso parlamentar, só que não. Um dos donos das vontades da Câmara, Arthur Lira (AL), líder do PP e do Centrão, já avisou que no dia 18 a proposta será votada apenas em 1º turno. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, poderia fazer ambas as votações em duas horas, como na PEC do Orçamento Impositivo, mas a turma quer é rosetar, vendendo caro a aprovação da reforma. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

COMENTO

 O Centrão, primeiro saiu do governo do PT, onde participou de tudo que só o PT diz desconhecer. Foi para a eleição, teoricamente apoiando Geraldo Alckmin, mas bandeou-se para o previsível vencedor (só certa imprensa não sabia que ele seria eleito). Saiu da eleição baleado na asa com a redução de suas bancadas e derrota de alguns de seus líderes. Mas não levou dois meses para se recompor e fazer o que bem sabe, ou seja, “negociar” os próprios interesses.

É um jeito conhecido de negociar. Vai discurso falando no interesse público e vem atenção ao interesse pessoal. E há quem, subitamente, passe a achar tudo muito legítimo. Algum estranho motivo levou o Centrão a contar com o carinho de boa parte dos analistas e jornalistas nacionais.