Puggina.org by Percival PugginaConservadores e Liberais

DOIS OUTDOORS, DUAS HISTÓRIAS

por Percival Puggina. Artigo publicado em


Em Santa Maria, um grupo denominado As Republicanas resolveu instalar dois outdoors de apoio ao presidente da República. Através de vaquinha entre suas integrantes, o grupo amealhou recursos para pagar a instalação contratada com empresa do setor. O primeiro foi colocado na rótula de acesso à UFSM e outro em espaço valorizado, locado pela empresa junto a terreno da Basílica Nossa Senhora Medianeira, num importante eixo viário da cidade onde há vários painéis instalados.

O primeiro foi vandalizado. Jogaram sobre ele tinta preta. Por sorte chovia e a água impediu que a tinta censora cumprisse seu papel, facilitando a remoção. O segundo acertou os pruridos políticos de alguma autoridade com prerrogativas sobre o terreno que exigiu da locadora de outdoors que o instalasse longe dali. O fato me fez lembrar a live a que assisti recentemente na qual Lula e Leonardo Boff conversam sobre suas histórias e memórias e na qual Lula afirma que o PT sequer existiria sem a Teologia da Libertação...

A qualquer das histórias dos outdoors acorrem antigas preocupações das democracias: não pode haver democracia de qualidade sem democratas; a tolerância dispensa os intolerantes.

A tolerância é um importante valor social; o convívio entre os diferentes é sua principal consequência; a igual dignidade de todos, seu maior fundamento. Mas a tolerância não se confunde com a permissividade que costuma andar associada à sua atual concepção entre nós. A tolerância com o intolerável, a tolerância para com quem se vale dela com vistas ao seu próprio agir intolerante, deixa de ser uma virtude social para se tornar um comportamento irresponsável e condenável. É muito comum que, em nome da tolerância, a sociedade contemple de modo passivo a violência que pisa no jardim do vizinho, que invade sua casa, que o prende e o leva. Ou, no viés político, é intolerável a tolerância para com os partidos que pregam e estimulam a violência, valendo-se da democracia para agir contra a democracia.


Os dois outdoors:

https://www.facebook.com/robertapereiraleitao/videos/2846380232259764/

https://www.facebook.com/109361464176820/posts/113152197131080/