• Jorge Hernández Fonseca
  • 04/10/2023
  • Compartilhe:

A Cuba de Castro não tem dinheiro para importar alimentos. Que se vão embora!

 

Jorge Hernández Fonseca

 

       Com verdadeira surpresa li na imprensa cubana que o ministro da atrofiada economia de Cuba acaba de informar que a poderosa revolução e a ditadura comunista que desgoverna a ilha não podem garantir alimentos racionados (até ao limite) aos cubanos, porque lhe falta dinheiro para pagar por sua "importação".  Comida importada em Cuba? Solte todo mundo!

Houve algum momento, neste século e meio de independência cubana, em que um presidente ou ministro da economia importou os alimentos que os cubanos comiam? Seria visto como um absurdo monumental! Estrada Palma, Menocal, Mendieta e até Batista, cuidando de “comprar” o arroz e o feijão dos cubanos no exterior teriam sido piores do que engraçados. Teriam sido trágicos.

Não entendo como Raul, Diaz Canel e sua turma não percebem que sua revolução comunista não funciona e não funciona há muitos anos. Que o que leram no “livrinho” de Marx era o que o jornal apoiava e não a vida real de um país que tinha um povo inteiro produzindo, não apenas alimentos, construções materiais e intelectuais, mas também produtos de todos os tipos, porque os faziam na liberdade económica existente e que Castro eliminou.

Não é o embargo americano o culpado pela escassez cubana, é o embargo marxista aos produtores cubanos independentes, sem o qual nunca haverá alimentos na ilha, ou mesmo em qualquer país do mundo que impeça ditatorialmente o seu povo de ter liberdade econômica para produzir alimentos, bens e serviços, que só são obtidos num ambiente de liberdades.

O socialismo só é eficaz no “livrinho”. A comida na sociedade comunista só existe no “livrinho”. A abundância socialista só existe no “livrinho”. Sem a participação de todos os habitantes (de todos, sejam eles de esquerda, centro ou direita, de todos) trabalhando num ambiente saudável de liberdade econômica (fora da política) consegue-se uma sociedade capaz de autossuficiência de todos os tipos de produtos, sejam alimentos, serviços, transporte ou qualquer produto.

Não se trata de ser revolucionário ou contrarrevolucionário. É sobre o facto dos comunistas não saberem respeitar o seu povo, pois derrotaram uma ditadura com armas, agora o que fazem com essas mesmas armas é eliminar as suas liberdades e oprimi-los mais do que o tirano Batista.

*         Os artigos deste autor podem ser encontrados em http://www.cubalibredigital.com

**       Enviado ao site Puggina.org pelo autor.