• Gilberto Simões Pires, em Ponto Crítico
  • 13/12/2023
  • Compartilhe:

Acreditem, não é piada!

 

COFECON

Antes de tudo, para que os leitores saibam, o COFECON- Conselho Federal de Economia, criado pela Lei nº 1.411/51, é uma AUTARQUIA que tem como função principal REGULAMENTAR E FISCALIZAR além de assegurar o exercício LEGAL E ÉTICO DA PROFISSÃO DE ECONOMISTA.

HABILITAÇÃO

Isto significa, claramente, que para estar habilitado para exercer a profissão de ECONOMISTA, o profissional precisa ter graduação no curso de Ciências Econômicas e registro no Conselho Regional de Economia, sendo -INDISPENSÁVEL- A CONTRIBUIÇÃO A SER RECOLHIDA ANUALMENTE pelo fato de se tratar de uma obrigação de natureza parafiscal, conforme decisão do STF datada de 2002. 

SEM LIBERDADE

Como se vê, salta aos olhos de princípio ao fim que nenhum ECONOMISTA tem a LIBERDADE para desenvolver a sua profissão antes de CONTRIBUIR com a famigerada AUTARQUIA - que nada mais é do que uma pessoa jurídica de DIREITO PÚBLICO que executa atividade TÍPICA DE ESTADO. 

MULHER ECONOMISTA DE 2023

Pois, contrariando tudo que passa pela cabeça de qualquer ser animal - racional ou não- no sábado passado, 9/12, o COFECON anunciou a escolha de DILMA PETISTA ROUSSEFF como a MULHER ECONOMISTA DE 2023. Que tal? Antes que algum leitor imagine que se trata de uma FAKE NEWS -com pinceladas de MÁ VONTADE, PERSEGUIÇÃO, IRONIA e/ou grande DEBOCHE-, peço que entenda que a escolha teve como MOTIVAÇÃO a significativa contribuição que Dilma promoveu para o desenvolvimento econômico e social do país ao longo de sua carreira.

NÃO É PIADA

A escolha de Dilma Rousseff se deu através da formação de lista de mulheres indicadas pelos Conselheiros federais, Conselhos Regionais de Economia e Comissão Mulher Economista e Diversidade. Em lista secreta, o Plenário do Cofecon formou LISTA DÉCUPLA, a partir da qual os CORECONS, por meio de seus plenários, formaram lista tríplice. Entre os três nomes mais votados, Dilma foi eleita a Mulher Economista do Ano, em votação secreta, pelo Plenário do Cofecon.

De novo, para que não seja confundido como piada: para o COFECON, Dilma reflete o reconhecimento do seu legado e expertise no campo econômico, bem como seu papel fundamental na formulação e implementação de políticas que moldaram a trajetória econômica do Brasil. Pode?