• Conteúdo Uol e Exame
  • 09/05/2016
  • Compartilhe:

MANTEGA É LEVADO A DEPOR EM NOVA FASE DA ZELOTES


O site de notícias UOL informa que na manhã desta segunda-feira, a Operação Zelotes cumpre 30 mandados de busca e apreensão e de condução coercitiva. O alvo desta etapa é o grupo Comercial Penha.

O ex-ministro Guido Mantega foi conduzido coercitivamente - quando o investigado é levado para depor e, posteriormente, liberado. A Zelotes apura suspeitas de manipulação de julgamentos no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

Segundo o site da revista Exame, o MPF sustenta que o ex-ministro Guido Mantega nomeou, em junho de 2011, Valmar Fonseca Menezes para o Carf e também o então conselheiro José Ricardo da Silva - já condenado na Zelotes - para a câmara que analisou o caso do seu amigo.

Com isso, a Cimento Penha conseguiu abater débito de R$ 106 milhões em julgamento no Carf.

Mantega já teve seus sigilos bancário e fiscal quebrados. Também foram ordenadas as mesmas medidas em relação à Coroado Administração de Bens, empresa do ex-ministro petista.

A Coluna do Estadão apurou que o MPF solicitou o cumprimento de ao menos 15 mandados de busca e apreensão e 15 conduções coercitivas.