• Percival Puggina
  • 22/01/2016
  • Compartilhe:

O SOCIALISMO BOLIVARIANO TAMBÉM É UM FRACASSO

 

 O jornal argentino La Nación, em matéria publicada na edição do último dia 15, faz uma leitura dos dados sobre inflação nos vários países da América do Sul. Como se sabe, em maior ou menor grau, esses países foram infestados pela praga socialista cultivada a partir do Foro de São Paulo: anseios totalitários, militância violenta, controle direto ou indireto dos meios de comunicação, populismo, patrimonialismo, irresponsabilidade fiscal; aumento desordenado do gasto público para fins eleitorais; controle dos meios culturais e educacionais; presença crescente do Estado na economia, e por aí afora.

Essa receita tem uma característica muito peculiar que acompanha todas as experiências que, em torno dela, foram realizadas: não dá certo. Há mais de cem anos não dá certo. Em país algum deu certo. Mas nós, aqui, continuamos realizando ensaios com os rejeitos da história. A matéria do La Nación dá conta de que entre os países do subcontinente sul-americano os quatro campeões da inflação são:
Venezuela – 160,00%
Argentina – 25,4%
Brasil – 10,7%
Uruguai – 9,4%

Os quatro países estavam unidos por um afeto político e uma unidade de ideais muito expressiva. A Venezuela de Chavez e Maduro, a Argentina dos Kirchner, o Brasil petista e o Uruguai de Mujica. Todos amargam, hoje, as consequências das opções erradas. Na Venezuela, Maduro é um palhaço que perdeu a graça e levou, na eleição parlamentar, uma surra eleitoral compatível com a situação. Na Argentina venceu um antagonista de pensamento liberal. No Uruguai, o eleitorado deu mais prazo aos socialistas com Tabaré Vázquez. E, no Brasil, instalada a maior crise de nossa história, a credibilidade do governo não passa de 10%. Surpreendente, não é mesmo?