• Reportagem Gript
  • 01/08/2023
  • Compartilhe:

Prêmio Nobel: “A ciência climática transformou-se em massiva pseudociência jornalística de choque”.

Conteúdo Gript

John F. Clauser, ganhador do Prêmio Nobel de Física de 2022, criticou a narrativa da emergência climática, chamando-a de “uma perigosa corrupção da ciência que ameaça a economia mundial e o bem-estar de bilhões de pessoas”.

Junto com outros dois, Clauser, um físico experimental e teórico, foi o ganhador do Prêmio Nobel em 2022 pelo trabalho feito na década de 1970 que mostrou que o “emaranhamento quântico” permitiu que partículas como fótons, efetivamente, interagissem a grandes distâncias, aparentemente para requerem comunicação que exceda a velocidade da luz.

Ele criticou a concessão do Prêmio Nobel de 2021 pelo trabalho no desenvolvimento de modelos de computador que prevêem o aquecimento global, de acordo com uma coalizão de cientistas e comentaristas que argumentam que uma discussão informada sobre o CO2 reconheceria sua importância na manutenção da vida vegetal.

Em uma declaração emitida pela coalizão de CO2, o Dr. Clauser disse que “não há crise climática e que o aumento das concentrações de CO2 beneficiará o mundo”.

Ele criticou os modelos climáticos predominantes por não serem confiáveis e não levarem em conta o dramático feedback de estabilização de temperatura das nuvens, que ele diz ser mais de cinquenta vezes mais poderoso que o efeito de forçamento radiativo do CO2.

O Dr. Clauser observa que as nuvens brancas brilhantes são claramente a característica mais visível nas fotos de satélite da Terra.

Essas nuvens são produzidas principalmente pela evaporação da água do mar pela luz solar. Eles cobrem variavelmente um terço a dois terços da superfície da Terra.

A maior parte da energia incidente na Terra está na forma de luz solar visível. As nuvens refletem a energia solar de volta ao espaço antes que ela alcance a superfície da Terra para aquecê-la.

De acordo com o Prêmio Nobel, esta criação de uma nuvem reflexiva fornece um termostato natural que regula a temperatura da Terra com um poderoso efeito de feedback negativo.

Ele afirma que esse efeito de regulação da temperatura é mais de cinquenta vezes mais forte que o efeito de aquecimento do CO2.

A declaração do Dr. Clauser disse que o “Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas e a Academia Nacional de Ciências admitem repetidamente que os efeitos das nuvens realmente representam a maior incerteza em suas previsões climáticas”.

Ele acrescenta ainda que “a análise detalhada das nuvens (AR5) do IPCC e seus efeitos no clima não compreendem totalmente os efeitos das nuvens e ignoram totalmente esse processo dominante de transporte de energia”.

De acordo com o Dr. Clauser, “A narrativa popular sobre a mudança climática reflete uma perigosa corrupção da ciência que ameaça a economia mundial e o bem-estar de bilhões de pessoas.

“A ciência climática equivocada se transformou em uma pseudociência jornalística de choque maciça. Por sua vez, a pseudociência tornou-se um bode expiatório para uma ampla variedade de outros males não relacionados. Foi promovido e estendido por agentes de marketing empresarial, políticos, jornalistas, agências governamentais e ambientalistas igualmente equivocados.”

Na minha opinião, não existe uma crise climática real. Há, no entanto, um problema muito real em fornecer um padrão de vida decente para a população mundial em expansão, especialmente devido a uma crise de energia associada. Este último está sendo desnecessariamente exacerbado pelo que, na minha opinião, é uma ciência climática incorreta”, disse ele.

No entanto, o relatório de 2023 do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas pede que os países aumentem suas promessas de reduzir as emissões de gases de efeito estufa o suficiente para reduzir as emissões globais em 60% até 2035.

*       Tradução livre de Gript, em: https://gript.ie/nobel-laureate-climate-science-has-metastasized-into-massive-shock-journalistic-pseudoscience/