• 22/12/2014
  • Compartilhe:

 

EM PORTO ALEGRE ISSO SERIA "PRIVATIZAÇÃO DO LAGO"
Percival Puggina

 

A encantadora vila aí na foto é Hallstatt (Austria). Listada como Patrimônio Mundial pela UNESCO, está situada à meia encosta de um monte e em pequeno e antigo deslizamento de terra sobre a margem do lago. Suas origem remontam ao primeiro milênio. Durante muitos anos, a região enriqueceu graças a uma mina de sal existente sob a parte central da cidade. Hoje, Hallstatt vive do turismo. Seus pouco mais de mil habitantes acolhem centenas de milhares de turistas por ano.

 

É um sítio urbano tão charmoso que chineses, após sucessivas visitas em que se dedicaram a fazer minucioso levantamento do local, surpreenderam a todos com o anúncio de que reproduziram Hallstatt junto a um lago chinês. A Hallstatt chinesa já foi aberta ao turismo.

 

Se valessem em Hallstatt as exigências hoje aplicáveis para construções próximas ao Lago Guaíba, aqui em Porto Alegre, Hallstatt não existiria. Aqui, isso seria chamado, ideologicamente, de "privatização do lago". Sei que as condições são diferentes, que o Guaíba sofre maiores alterações de nível, etc. e tal. Mas tudo depende do modo como são projetados os aproveitamentos. Quando milhões de turistas passeiam de barco em lagos e rios europeus, o de que mais desfrutam é da paisagem proporcionada pelas obras marginais. Poucos se interessariam por andar de barco olhando mato.