Puggina.org by Percival PugginaConservadores e Liberais

Imagem Comentada

NAZISMO E COMUNISMO, IRMÃOS GÊMEOS


Percival Puggina


 Quem sustenta que o nazismo é de direita costuma sacar da manga o argumento matador – “Todo mundo sabe disso, ora!”.

Só que isso não basta e não é verdadeiro. O fato de haverem ido à guerra em lados opostos não significa que os dois totalitarismos não se situem no mesmo quadrante do arco ideológico.

São as analogias que, como traços fisionômicos, assinalam seu parentesco. Ambos são totalitários, ambos afirmam a prevalência do Estado sobre a sociedade, ambos são anticapitalistas e contra o livre mercado, ambos se opõem ao conservadorismo e ao liberalismo. Diante disso, enquadrar o nazismo à direita deixa a direita sem enquadramento possível.

Foi a repetição à exaustão que, também nisso, fixou no senso comum a ideia de que o comunismo está à esquerda e o nazismo à direita. No entanto, geneticamente semelhantes, como irmãos gêmeos, um aprendeu com o outro, andaram juntos, firmaram acordos, até que, horas tantas, os interesses geopolíticos de Hitler e Stalin os levou a se desentenderem.

Sei o quanto fica difícil aos comunistas e à esquerda radical ter que carregar os crimes e fracassos de suas experiências históricas. Para que a situação não piore, empenham-se em estornar de sua conta corrente os fracassos e crimes do nazismo. Mas é o que vida mostra.