O MERCADO ANUNCIA SEU VOTO


 Ha exatos 12 anos, houve uma disparada dos indicadores que refletem o humor do mercado. A cada crescimento de Lula nas intenções de voto, tinha-se um tombo na bolsa. O mercado não confiava no candidato do PT e em seu partido. Eleito, Lula tomou juízo e, durante seis anos, cumpriu o riscado até o sucesso subir-lhe à cabeça e ele desfazer com os pés o que, com as mãos, fora feito por seus antecessores. O "Filho do Brasil" tornou-se pródigo e passou a torrar o patrimônio nacional. Dilma, sua sucessora, não fez menos.

 

Pois eis que passados 12 anos de governo petista, inverte-se a situação. A cada sinal de que Dilma pode perder a reeleição, o Brasil respira aliviado e a bolsa entra em viés de alta, recuperando posições perdidas. Simetricamente, quando a presidente sobe alguns pontos, o índice Bovespa leva um tombo. Em palavras bem simples, o mercado, esse vasto e complexo universo formado por produtores e consumidores, com suas expectativas, ações e reações - esse universo onde, de alguma forma, estamos todos nós - vem fazendo o seu discurso na tribuna das ruas, dos balcões do comércio, dos escritórios e das fábricas.

 

A pesquisa divulgada no último fim de semana pela IstoÉ, que atribui a Aécio Neves 58.8% e a Dilma 41,2% dos votos válidos, foi acolhida com silêncio fúnebre pela mídia gaúcha nesta segunda-feira. No entanto, a Bovespa operou em alta de quase 5%...
 

  • 13 Outubro 2014

AUXÍLIO-MORADIA À MAGISTRATURA

 

A Folha de são Paulo de hoje transcreve nota das associações de magistrados que representam os juízes federais, estaduais e do trabalho. A nota é uma tentativa de responder às críticas que são feitas à concessão do auxílio-moradia. No texto, os magistrados alegam que esse benefício, previsto na Lei Orgânica da Magistratura Nacional, já é pago ao Advogado-Geral da União e a Ministros de Estado.

 

Em 1998, uma emenda constitucional determinou que a remuneração dos membros de Poder e outras autoridades seja procedida na forma de subsídio único, englobando os penduricalhos vigentes até então. E assim vem sendo feito. Recordo que no Rio Grande do Sul, como esse sistema de remuneração representava um aumento real no valor total das remunerações, sua adoção tardou alguns anos, sendo festejada como uma conquista, no início da década passada.

 

Agora, começam os penduricalhos a voltar, sob a alegação de que o auxílio-moradia já está previsto na Lei Orgânica. Ora, se estava previsto, por que não foi solicitado antes? Se o subsídio único não incluía o auxílio-moradia, seja na lei, seja no bom senso, por que tardaram tanto os magistrados em demandá-lo?
 

  • 10 Outubro 2014

 

ENTRE OS PRINCIPAIS PARTIDOS, O PT FOI, ATÉ AQUI, O GRANDE DERROTADO DE 2014

 

As urnas falaram e o PT não gostou do que ouviu. Aécio Neves foi muito além do que apontavam as pesquisas. As entrelinhas da entrevista concedida por Marina Silva deixam claro que ela não apoiará Dilma e que a Rede certamente irá com Aécio Neves.


Dos 27 senadores eleitos no domingo, apenas dois são petistas. As maiores bancadas no Senado Federal ficam assim: PMDB 19, PT 13, PSDB 10, PSB 7, PDT 7, DEM 5, PP 5.


O PT perdeu 16 cadeiras na Câmara dos Deputados. Elegera 86 deputados em 2010 e agora terá 70. o PMDB, que perdeu 12 cadeiras e vem em segundo lugar com 66 deputados. O PSDB manteve o patrimônio, com 56 deputados e o PP perdeu 4 cadeiras, ficando com 36.
 

  • 06 Outubro 2014

ÀS URNAS, BRASIL
Percival Puggina


 Quanto piores as instituições de um país, e as nossas são péssimas, melhores têm que ser as lideranças recrutadas para o desempenho das funções de Estado. O somatório de más instituições com más lideranças afasta o país dos rumos democráticos buscados pela sociedade. De um lado, as más instituições permitem a usurpação do Estado pelo partido governante, turbinando o poder dos que governam. De outro, o acúmulo de poder exerce uma irresistível atração sobre os mal intencionados e sobre os aproveitadores de todos os feitios.

 A simultaneidade das eleições, conforme ditado pelo nosso ordenamento legal, para governantes e parlamentos acaba minimizando o interesse pelas eleições parlamentares. O foco da mídia recai exclusivamente sobre a eleição presidencial e a eleição dos governadores. No entanto, o coração da democracia está nos parlamentos! É para ali que deveria convergir especial atenção, até mesmo porque a quantidade de candidatos aumenta as possibilidades de escolha. Onde a oferta é grande, torna-se possível escolher melhor.

 Levar os melhores aos parlamentos significa aprimorar a qualidade da nossa democracia, a fiscalização sobre os governos, e conferir maior idoneidade moral às funções públicas e às práticas políticas como um todo. Sempre, é bom lembrar, a despeito da má concepção do nosso modelo institucional.
 

  • 05 Outubro 2014

FANTÁSTICO! O SHOW DA ARROGÂNCIA NO DEBATE DA GLOBO.

 


 Observando o comportamento dos presidenciáveis durante os confrontos proporcionados no debate da Rede Globo, chamou-me a atenção o fato de que eles poderiam ser divididos em dois grupos, o dos democratas e dos totalitários.

 

 Não vou nominá-los aqui. Deixo a tarefa ao discernimento de cada leitor destas linhas. Mas julgo aconselhável que se faça essa distinção e ela se torna possível através do aprendizado a esse respeito que cada um de nós faz no seu próprio ambiente. Todos convivemos com pessoas civilizadamente tolerantes, interessadas nas opiniões alheias, afáveis, e com pessoas que, inversamente, se mostram arrogantes, mal-educadas, que não admitem ser contrariadas e que tentam, por todos os modos impor sua vontade aos demais.

 

 "Nem todo totalitário é visivelmente arrogante", talvez diga o leitor. Com efeito, pode haver pessoas totalitárias que não o pareçam ser porque, estrategicamente, dissimulam essa característica de suas personalidades. Mas todo arrogante é autoritário, totalitário, por mais que se proclame aberto ao diálogo. Também os totalitários negociam entendimentos. Não o fizeram Hitler e Stalin? Mas quando os totalitários negociam, o que está em jogo é o aumento ou a consolidação do próprio poder pessoal.
 

  • 03 Outubro 2014

 

 

QUEM CONTROLA?

Pesquisando sobre o ensino de Medicina em Cuba, para agregar um capítulo a respeito desse tema à futura nova edição do meu livro "A tragédia da utopia", deparei-me com a informação de que, em data imprecisa (a matéria original, do site Defesa.net menciona "algumas semanas atrás"), oficiais brasileiros haviam encontrado e fotografado um agende de Saúde cubano dedicado a fazer propaganda castrista numa loja maçônica no interior da Paraíba. Aquele não era o local nem o município onde deveria estar o médico Jesús Velázquez, designado para o sertão pernambucano. O cubano foi interrogado e o fato notificado à Superintendência da Polícia Federal de João Pessoa.


 O mapa acima, um trabalho da revista Veja, mostra a distribuição no território brasileiro dos 14 mil médicos cubanos que aqui trabalham e dá uma boa ideia da capacidade de mobilização política que também se pode esperar desse exército infiltrado em solo pátrio com entusiasmada recepção pelo governo brasileiro. 
 

  • 30 Setembro 2014